Geralmente projetos de implementação de ERP visam  principalmente automatizar transações e integrar os departamentos da empresa.  Isso sem duvida gera grandes benefícios para a empresa, mas que serão sentidos  e muito dificilmente medidos somente após traumático período de  estabilização. 
  
  Os fabricantes do Sofware geralmente vendem benefícios de  melhorias de processos sob o discurso de que seu software foi desenhado  utilizando as melhores práticas de mercado por processo e por indústria.  
Então a empresa deve adequar seus processos às capacidades  commoditizantes do software.
  E onde fica o seu diferencial competitivo de produtividade  de cada empresa?. É como se fosse uma necessidade ter processos padrão de  mercado.
Inegavelmente empresas possuem culturas e práticas de controle e gestão diferenciadas, então a implementação deveria ser iniciada a priori do projeto da implementação do ERP , com um projeto de revisão e implementação de processos.
Técnicas de gestão de processos utilizando-se a cultura LEAN/BPM são indubitavelmente um diferencial para a perenidade das organizações.
A cultura LEAN pode agregar benefícios de longo prazo, diferenciar seu modelo de gestão de processos e tornar a implementação do ERP menos traumática, já que já estabeleceu metas de performance dos processos que deverão ser atendidas pelo software a ser implementado.
É a cultura e o processo conduzindo a empresa e não o  software. 
  O software é a ferramenta que auxilia o processo a atingir  sua meta. 
  Os colaboradores da empresa precisam conhecer o processo e  não se tornarem especialistas em um determinado ERP.
Daniel Maçano Junior
  Consultor da IT4LEAN Consulting.
  0XX19-91761231
  0XX11-45865615
  www.it4lean.com        
  Daniel@it4lean.com