Comprador ou Colocador de pedidos ?

Desde minha infância aprendi que o segredo do bom negócio está na compra e não na venda.
Quando se compra muito bem, pode-se vender abaixo da concorrência sem prejudicar a lucratividade além de potencializar um giro mais competitivo.
Muitos projetos e estudos que temos feito em Clientes, tem revelado que o foco principal das empresas geralmente estão centralizados na produção ou nos serviços em si, sem no entanto
aplicar o conceito milenar de potencializar o poder de compra.

As vezes acredita-se que o MRP maximiza o processo de compras, quando na verdade apenas materializa um conjunto de parâmetros previamente definidos, eliminando o principal do processo de compras que é a NEGOCIAÇÃO.

Certa vez em um Cliente, diagnosticamos que a área de compras tinha meramente a função de colocação de pedidos, que vinham já praticamente definidos pelas áreas requisitantes.
Propusemos, então a mudança do processo utilizando-se de BPMS (Business process Management System) além aplicarmos conceitos LEAN para um fluxo com menos desperdícios e dar ao comprador o verdadeiro poder de Negociador e assim agregar maior valor.

O Cliente preferiu focar em outros processos que ele considerou mais prioritários.
Meses depois o Gestor da empresa me ligou e disse que tinha resolvido o problema em compras aumentando de 1 para 3 compradores na área.

Agora com 3X mais custo e com o mesmo processo, a empresa apenas tirou o gargalo do “colocador de pedidos”, mas não gerou nenhum valor agregado.

A revisão da cadeia de suprimentos, da política de compras, da flexibilidade da rede de fornecedores bem como a aplicação de conceitos modernos de Gestão de processos (BPM/LEAN), torna-se parte fundamental para se atingir um estágio evoluído da área de compras.

Projetos deste tipo são em geral de baixo custo e tempo de implementação rápido o suficiente para garantir um retorno do investimento facilmente mensurado além de gerar visibilidade de outras oportunidades de melhoria  na cadeia de suprimentos.

Daniel Maçano Junior
Consultor da IT4LEAN Consulting.
0XX19-91761231
0XX11-45865615
www.it4lean.com       
Daniel@it4lean.com